Seminário Pós-Graduado

LETRAMENTOS, CULTURAS E IDENTIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luiz Antonio Gomes Senna (UERJ)
Paula Almeida de Castro (UEPB)
Maria Angélica Freire de Carvalho (UFPI)

Ementa: O campo do letramento na educação básica, sob perspectiva interdisciplinar e nas interfaces entre a diversidade cultural e os processos de desenvolvimento das identidades. A concepção de processos de letramento e de alfabetização na contemporaneidade, em face de multiplicidade de modelos e plataformas textuais, assim como da emergência de novas e renovadas subjetividades sociais. O professor e a discussão do fracasso de aprendizagem no campo curricular do letramento: pela compreensão da influência exercida pela diversidade cultural e identitária sobre o desenvolvimento do leitor e do produtor de textos.

Público-alvo: alunos regulares de cursos de mestrado e doutorado em áreas afins, mestres e doutores com interesse no desenvolvimento de conhecimento na área objeto do curso.

Certificados: emitidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ para os concluintes aprovados no processo de avaliação da disciplina, conforme projeto curricular dos professores.

Período de realização: o curso será oferecido em quatro encontros durante o período de realização do V CONEDU, em horários e local a serem definidos pela comissão organizadora do evento; após a conclusão do curso, os inscritos terão 30 dias para apresentação de seus trabalhos.

Carga Horária: 15h

Referências básicas:
BHABHA, H. ([1994]1998) O local da cultura. Tradução portuguesa: ÁVILA, M et. Al. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
CASTRO, P. A.; SILVEIRA, A. F.; SILVA, M. E.; FREIRE, M. L. F.; PEREIRA, V., Orgs. (2016) Tecnologias e Educação. Campina Grande: EDUEPB.
CASTRO, P.; SILVA, W. (2017) Perseu e Medusa: os enfrentamentos das práticas escolares de letramento digital do professor. In: e-Mosaicos. (6), p. 64-72.
EULÁLIO, L.; COSTA, M.; CARVALHO, M.; GOMES, Y., Orgs. (2017). Articulações e re(a)presentações linguísticas: uma reflexão sobre língua e discurso em processo. Teresina: EDUFPI.
SENNA, L. (2017) Perspectivas curriculares para o ensino de leitura e literatura na educação média de nível básico. In: Currículo sem fronteiras. v. 17(1), p. 109-131.
SENNA, L; CARVALHO, M. A. (2015) Literatura, expressões culturais e formação de leitores na educação básica. Curitiba: Intersaberes.
SENNA, L; LOPES, P.; MACHADO, M. L. (2017) A cultura do professor e os sentidos da escola. Curitiba: CRV.


 

Inscreva-se agora!

0 + 6 = ?

Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)


V Congresso Nacional de Educação

Experiências educadoras: sujeitos, formações e práticas