Pôster (PO)

 
 
INFORMAÇÕES GERAIS

Autoria e submissão:

O(a) autor(a) principal submete o trabalho e seleciona os coautores (todos devem efetuar o pagamento);
O(a) orientador(a) deve estar cadastrado(a) no site do evento para que seu nome possa ser adicionado pelo autor no ato de submissão, contudo o pagamento é facultativo! (Somente é obrigatório caso o mesmo queira figurar como coautor(a) e/ou participar do evento).
 
Quantidade de trabalhos em Pôster:
Trabalhos como autor(a) principal: 2 (dois);
Trabalhos como coautor(a): 3 (três);
Participantes por trabalho: 6 (seis) incluindo autor(a), coautores e orientador(a).
 
Categorias aptas a submeter em Pôster: Todas as categorias.
 
O(a) autor(a) deverá submeter na base da Área do Participante um resumo simples com um único parágrafo de 100 a 250 palavras, justificado, regular, tamanho 11, espaçamento simples sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele devem constar: a síntese do trabalho, o referencial teórico-metodológico e os principais resultados. Este resumo não deverá constar no arquivo a ser anexado com o resumo expandido.
 
ESTRUTURA
Página
Utilizar folha com o timbrado do evento;
Mínimo de 04 e máximo de 06 páginas;
Margens
Esquerda e superior: 3,0 cm
Direita e inferior: 2,0 cm

Estrutura do resumo expandido
Fonte: Times New Roman
Título: negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Introdução (justificativa implícita e objetivos);
Metodologia;
Resultados e Discussões (não utilizar tabelas, gráficos ou figuras);
Considerações Finais (Conclusão).
Referências
Somente obras referenciadas, com alinhamento à esquerda.
Na lista de referências, entre uma referência e outra: 1,0 (espaço simples).
 
RESUMO EXPANDIDO

Modalidade Pôster
 
O(a) autor(a) deverá submeter na base da Área do Participante um resumo simples com um único parágrafo de 100 a 250 palavras, justificado, regular, tamanho 11, espaçamento 1,5 cm entre linhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele devem constar: a síntese do trabalho, o referencial teórico-metodológico e os principais resultados. Este resumo não deverá constar no arquivo a ser anexado com o resumo expandido.
 
Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman

TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 10, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.
 
Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a), dos coautores e do(a) orientador(a) (quando for o caso) (um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé, tamanho 10. Deixar 01 linha em branco.
O(a) orientador(a) deve estar cadastrado(a) no site do evento para que seu nome possa ser adicionado pelo autor no ato de submissão, contudo o pagamento é facultativo! (Somente é obrigatório caso o mesmo queira figurar como coautor(a) e/ou participar do evento.)
 
Resumo Expandido: deverá conter no mínimo 04 e no máximo 06 páginas, texto justificado, regular, fonte tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, com espaçamento 1,5 entre linhas, sintetizando o referencial teórico, o objeto de estudo, a metodologia, os resultados e discussões, as considerações finais, os agradecimentos (opcional) e as referências bibliográficas. Não deverá utilizar tabelas, gráficos, fotos ou qualquer outro formato de imagem ou de fórmulas (se necessário, as mesmas podem ser descritas por extenso).
 
Palavras-chave: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.
 
Agradecimentos: De caráter opcional.
 
Referências: apresentar apenas as referências utilizadas no resumo expandido.
 
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
 
Atenção: Resumos expandidos que apresentam resultados de pesquisa de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) devem ser escritos em coautoria com o(a) professor(a) orientador(a).
 
As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.
 
As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.
 
Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.
 
Para termos estrangeiros, utilizar itálico; título de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.
 
Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.

Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

Modo de Apresentação

Forma: Exposição de banner (obrigatório) com apresentação;
Altura: 120 cm (altura)
Largura: 90 cm (largura)

A elaboração e confecção do banner é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e/ou coautores e deve-se utilizar o modelo disponibilizado no site do evento.
 
Estrutura: Estrutura em metal com sinalização indicando o número do banner.
Exposição: 02 horas e apresentação de 05 minutos
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das submissões de trabalho.
 

Check in:
1. Se direcione para o Espaço Pôster e realize o check-in de exposição do pôster;
2. Afixe o pôster de acordo com a sinalização numérica (Ex.: PO 123 – disponível na Área do Participante);
3. O pôster ficará exposto para debate entre os participantes no primeiro horário – conforme a programação do evento;
4. O participante deverá estar junto ao seu pôster no segundo horário – para acompanhar o(a) avaliador(a).
 

CONHEÇA NOSSOS GRUPOS DE TRABALHO

Apresentar elementos relacionados à formação inicial e continuada de professores e seus marcos legais. Debater sobre os currículos dos cursos de formação. Discutir os diferentes saberes, as práticas e o papel dos programas de ensino, pesquisa e extensão na formação dos professores. Apresentar as reflexões sobre identidade e profissionalização docente.
 
Coordenador(a):
Karyne Soares Duarte Silveira (UEPB)
Evidenciar o contexto político-educacional contemporâneo da Didática, evidenciando a ação docente. Analisar as dimensões do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação educacional. Refletir sobre as políticas de currículo. Compreender o currículo como cultura, poder e ética.
 
Coordenador(a):
Rafael Marques Gonçalves (UFAC)
Discutir os estudos sobre a História da Educação; Ensino de História; Historiografia; Patrimônio Escolar; Materiais pedagógicos; Instituições; Cultura e práticas escolares.
 
Coordenador(a):
Rosangela Silva Oliveira (UEMA)
Compreender os estudos das áreas do conhecimento da Sociologia, Filosofia e da Psicologia e a interface com a Educação. O ensino e a prática docente.
 
Coordenador(a):
Jussara Natália Moreira Belens de Melo (UEPB)
Analisar as relações entre os sujeitos e os processos educativos no contexto social e político. Compreender as questões que envolvem os movimentos de diferentes campos, tais como: Educação Popular, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e diversas formas de expressão - Mulheres, Negros, Homossexuais, Jovens - ressaltando o caráter identitário e o direito ao exercício da cidadania. Discutir as possibilidades didático-pedagógicas dos processos educativos, para seu fortalecimento.
 
Coordenador(a):
Ribamar Ribeiro Junior (IFPA)
Apresentar os estudos sobre as políticas de ações afirmativas; a construção de uma educação antirracista; a formação de professores, o processo político-pedagógico e o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da escola básica; a inclusão social, a diversidade, a pluralidade e a cidadania no sistema educacional; a valorização e a efetivação da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena; as implicações político-pedagógicas da educação das relações étnico-raciais na prática pedagógica
 
Coordenador(a):
Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Compreender os estudos com interface entre Educação, Sexualidade e as relações de gênero. Explorar ainda os conceitos de identidade de gênero; sexismo; misoginia, violência de gênero, diversidade sexual e de gênero; LGBTfobia, cis-heteronormatividade, dentre outros.
 
Coordenador(a):
Sirlene Mota Pinheiro Da Silva (UFMA)
Analisar a utilização de múltiplas linguagens em contextos educacionais. Investigar as noções de letramento e alfabetização e suas reverberações para os campos da Linguística e da Educação. Compreender as relações entre linguagem, corpo e estética e suas potencialidades para os processos de formação humana em diferentes espaços e tempos educativos.
 
Coordenador(a):
Jean Carlos Goncalves (UFPR)
Destacar as nuances dessa etapa da escolarização, sistemas de ensino, avaliação e projeto político-pedagógico para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Discutir os objetivos da Educação Infantil para a integralização de todas as etapas do desenvolvimento infantil envolvendo seus múltiplos aspectos e as relações familiares e sociais.
 
Coordenador(a):
Tania Serra Azul Machado Bezerra (Universidade do Porto)
Discutir as políticas educacionais de acessibilidade nos diferentes segmentos educacionais e setores da sociedade civil. A formação de professores para o atendimento educacional especializado para atender ao público da educação especial - deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
 
Coordenador(a):
Ezer Wellington Gomes Lima (UNIVASF-PE)
Compreender a complexidade dos processos educacionais que se preocupam com a eliminação ou minimização das exclusões a partir de referenciais fundamentados nos Direitos Humanos em vinculação com perspectivas interculturais, sociopolíticas e psicológicas que contribuem para a compreensão do cotidiano educacional. Os estudos que ele compreende preocupam-se com a análise e produção de conhecimento em níveis micro, meso e macro, relativos a assuntos como: poder; saber; corporeidade; descolonização; igualdade/desigualdade; diferenças; culturas, políticas e práticas educacionais; práticas discursivas; diversidade; justiça social; cidadania e valores.
 
Coordenador(a):
Sandra Cordeiro De Melo (UFRJ)
Promover o debate sobre os estudos voltados para a educação oferecida para pessoas jovens, adultas e idosas. A agenda, as estratégias, os direitos, os deveres e as responsabilidades para este segmento. As modalidades: presencial, à distância, restrição, privação de liberdade e gerontológica.
 
Coordenador(a):
Elisabete Carlos Do Vale (UEPB)
Compreender o Ensino de Matemática; Formação de professores; Matemática e suas tecnologias; Processos cognitivos e linguísticos. A Matemática como um campo de investigação multidimensional.
 
Coordenador(a):
Abigail Fregni Lins (UEPB)
Promover o debate envolvendo a educação ambiental na sociedade contemporânea. Analisar criticamente de modo que a comunidade escolar tenha uma visão mais ampla sobre as possibilidades de aproveitamento dos recursos naturais, a conscientização da preservação do meio ambiente, a manutenção do desenvolvimento urbano e a economia local.
 
Coordenador(a):
Jocielys Jovelino Rodrigues (UFCG)
Compreender o ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras como centro de discussão nos estudos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística no ensino básico. Destacar as habilidades comunicativas, políticas de pluralismo linguístico, o currículo e as práticas docentes.
 
Coordenador(a):
Lino Dias Correia Neto (UFCG)
Problematizar sobre as abordagens teórico-metodológicas no ensino dos conceitos científicos. As dimensões histórica e filosófica no Ensino de Ciências. Apresentar as possibilidades de promover a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem relacionada à difusão e à popularização da ciência e tecnologia. Debater os aspectos multi e interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências.
 
Coordenador(a):
Amanda Lys Dos Santos Silva (UFAL)
Destacar as produções em diferentes áreas do conhecimento que contemplem atividades educacionais, favorecendo as discussões para a revisão dos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a Educação em Espaços não escolares. Analisar a interconexão Educação e Arte - Teatro, Artes visuais, Dança, Literatura, Música - na prática docente.
 
Coordenador(a):
Thaís Fernandes De Amorim (UFPA)
Refletir sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar. Analisar as experiências de Educação Emocional. Discutir a questão da formação docente em Educação Emocional. Compreender as relações entre Educação Emocional e Práticas Integrativas e Complementares. Compreender a relação saúde e Educação Emocional. Examinar a Educação Emocional como instrumento de empoderamento de grupos populares e pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
Coordenador(a):
Marilene Salgueiro (UFPB)
Refletir sobre as intersecções entre as Tecnologias e a Educação, narrativas e culturas digitais, tecnologia digital, redes, games na perspectiva educacional, investimentos públicos. O professor e as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.
 
Coordenador(a):
Ruth Brito De Figueiredo Melo (UEPB)
Promover debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho. Discutir as possibilidades e os desafios do currículo no ensino médio integrado. Analisar práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Compreender os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.
 
Coordenador(a):
Flávia Coelho Ribeiro (FIOCRUZ)
Tem por objetivo constituir-se como um espaço tempo de interseção e encontro de estudos produzidos pelos subcampos das políticas educacionais e das políticas públicas, reunindo pesquisadores e estudantes que tenham por interesse ou objeto de estudo as políticas públicas de educação, abordadas tanto em sua dimensão teórica e epistemológica como em sua dimensão prática, isto é, a partir de sua implementação ou execução.
 
Coordenador(a):
Edlene Cavalcanti Santos (UFAL)

VIII Congresso Nacional de Educação

O futuro da escola: Repensando políticas e práticas