O VIII Congresso Nacional de Educação, acontecerá em Maceió/AL de 13 a 15 de outubro de 2022

VIII Congresso Nacional de Educação

O futuro da escola: Repensando políticas e práticas

VIII CONEDU

Conheça mais sobre o evento

O futuro da escola: repensando políticas e práticas

Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.

Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.

Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!
 
Referências:
CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência
remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.
[online]
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das
Letras, 2019.

Estamos preparando a melhor programação para você, mas você já pode conferir o que está reservado para acontecer no VIII CONEDU.

Confira algumas atividades!

Palestras

A organização do CONEDU está  fazendo contato com pesquisadores e instituições que desenvolvem  pesquisas relevantes e inéditas. Teremos debates emergentes e necessários

Atividades

Ao submeter  uma atividade em um evento acadêmico, você tem a oportunidade de enriquecer seu curículo e conhecer pessoas de várias instituições.  Vamos nos animar?

Publicação

No CONEDU você tem a oportunidade de  apresentar e publicar sua pesquisa em ANAIS ou E-book. Enriqueça seu currículo e interaja com pessoas que pesquisam temas próximos aos seus!

10.000

Público estimado

7.000

Trabalhos submetidos

40

Palestras e cursos

100

Convidados

Você já conhece Maceió/AL? 

O nosso evento acontecerá no Caribe brasileiro!

Maceió/AL

Maceió é um paraíso de mares turquesa protegidos por recifes de corais e salpicados de piscinas naturais que convida os turistas a experimentarem a vida ao ar livre e explorar seu lado aventureiro. A cozinha farta e criativa é outro grande atrativo da cidade, que mistura o frescor dos pescados com receitas indígenas e ingredientes aromáticos do sertão do estado.
O estado de Alagoas se destaca pelos resultados alcançados na melhoria do ensino e aparece como o terceiro estado com melhor crescimento no Ideb, não sendo a toa que sua capital receba o Maior Congresso de Educação do país este ano.

Centro de Convenções Ruth Cardoso

O CONEDU 2022 ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, um espaço totalmente climatizado, à 5 km da rede hoteleira e dos principais serviços da cidade.

VIII Congresso Nacional de Educação

O futuro da escola: Repensando políticas e práticas