Estamos diante de um momento de rápidas mudanças no modo como as pessoas se inter-relacionam. Nos últimos anos, acompanhamos um crescente uso de sites da internet e de redes sociais como fonte de informação. De acordo com Statista (2024), 55% dos brasileiros leem notícias online e, em 2023, passavam, em média, nove horas e 13 minutos conectados. Silva (2024) aponta que 60% das crianças entre 9 e 10 anos estão inscritas em alguma rede social. Apesar desses altos números, o relatório da OCDE (2021), com dados do PISA, nos revela que 48% dos jovens brasileiros não aprenderam na escola como decidir se podem ou não confiar em notícias que leem na internet. Esses são alguns dados que nos alertam sobre a importância do letramento midiático para a população em geral, mas, em especial, na educação básica, quando os jovens iniciam seu contato com redes sociais e seus desafios, como entender as consequências de fornecer informações pessoais nas redes sociais, o que 51% dos jovens relatou não aprender na escola (OCDE, 2021). O letramento midiático é fundamental para a tomada de consciência sobre, entre outros temas, a desinformação e como podemos evitar disseminá-la e sobre como podemos nos relacionar de forma ética e crítica nas mídias digitais. Sabemos que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aborda o letramento midiático, porém, indiretamente. O documento menciona que a educação digital deve estar presente para que os estudantes possam compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e por meio do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos, com aplicação de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico nas diversas áreas do conhecimento (Brasil, 2017). Diante do exposto, o mini curso “Letramento midiático na educação básica” tem como objetivo iniciar um debate sobre letramento midiático para educadores, como os campos de atuação do letramento midiático, quais sejam ler, escrever e participar e quem é responsável por abordar o letramento midiático na escola, para que professores e professoras sintam-se mais confiantes para abordar o letramento midiático em suas aulas e desenvolver o pensamento crítico dos estudantes. Para atingirmos o objetivo, pretendemos (i) debater o tema por meio de perguntas disparadoras em mini grupos, abrindo, posteriormente, para todo o grupo e (ii) fazer uma breve explanação sobre os eixos do letramento midiático (iii) analisar e discutir duas atividades realizadas pelas pesquisadoras na educação básica e (iv) levantar dos participantes ideias sobre propostas pedagógicas viáveis em seus contextos. Palavras chave: Letramento midiático, Pensamento crítico, Educação básica.
Ministrantes: DANIELA PELLOSSI.